Coronavírus, fazer sexo é perigoso neste momento?

O sexo não é perigoso em si mesmo, pois a infecção pode ocorrer antes. Mas é melhor você ter cuidado.

O coronavírus está mudando nossas vidas. Está mudando todos os nossos hábitos. Contágio, isolamento, quarentena: estas palavras pouco usadas até agora, agora estão sempre em nossos discursos. O que restará de tudo isso? Nós não sabemos.

Certamente, se até alguns meses atrás nos encontrávamos no café, íamos a um restaurante e conversávamos sobre o Tinder para procurar companhia, agora ou a companhia se tornou obrigatória por causa da coabitação forçada, ou você não pode ter companhia porque o vírus impede de se verem, de estarem juntos, de compartilharem momentos íntimos, de transar, enfim.

E entre as questões que surgem espontaneamente em todos nós, há: e quanto ao sexo? Com o coronavírus, a sexualidade é para ser esquecida, é perigosa? Vamos deixar claro agora mesmo que o sexo por si só, mesmo em tempos de coronavírus, não faz mal. Isto é, que o sexo é o último elo da cadeia: o risco de contágio da Covid-19 não é dado pelo ato sexual, pois não há evidência de que o vírus esteja nas secreções gênito-urinárias, mas pela proximidade que o sexo requer para ser praticado, e pela troca com o parceiro das secreções da boca e do nariz. Isso significa que o problema é a montante.

Um casal de jovens na cama

Então, se formos um casal, não há problema? Digamos que se ambos os parceiros não saem para o trabalho, não usam o transporte público, tentam tomar todas as precauções para não serem infectados, o sexo só pode ajudar a passar um tempo melhor. Afinal de contas, duas pessoas vivendo juntas realmente compartilham o risco de contrair a infecção todos os dias, na vida cotidiana. Por isso, quer tenham ou não sexo, faz pouca diferença.

Talvez seja mais complicado para as pessoas solteiras: neste caso, a atenção deve ser máxima. A sexualidade com uma pessoa que não conhecemos é na verdade mais arriscada pelo simples fato de não conhecermos seu comportamento, sua capacidade de respeitar as indicações dadas para conter a epidemia. Não quero ser filosófico, mas repito, não é o sexo que contagia. Uma vez que você chegou tão longe, você já estaria infectado por uma palavra ou um beijo dado antes. O que podemos dizer, sei que não é fácil fazer amor a um metro de distância, mas quem consegue…

Então o sexo não é perigoso. Pelo menos não por si só. Mas e se um dos parceiros estiver com medo de ser infectado? Como você explica para o outro porque você prefere evitar? Em geral, neste momento ainda estamos, com boa parte do cérebro, sintonizados com o medo do contágio e quando temos medo, nosso modo de funcionamento é incompatível com a esfera sexual. O medo abafa a libido. Você tem que falar e explicar o problema, sem se sentir culpado se o outro não sentir o mesmo medo. A empatia ajuda a sintonizar, ouvir e compreender as emoções um do outro.

“Em geral, neste momento ainda estamos, com boa parte do cérebro, sintonizados com o medo do contágio e quando temos medo, nosso modo de funcionamento é incompatível com a esfera sexual. O medo abafa a libido. Você tem que falar e explicar o problema, sem se sentir culpado se o outro não sentir o mesmo medo. A empatia ajuda a sintonizar, ouvir e compreender as emoções um do outro.

Caso contrário, há sempre o sexo por telefone, que é uma ótima maneira de continuar sua vida sexual, evitando qualquer tipo de relacionamento direto. Desta forma você pode ter certeza: o vírus certamente não passará pelo outro lado do aparelho.

Desde a aurora dos tempos, o sexo sempre esteve na moda, e queremos falar sobre ele sem inibições e hipocrisias.